sexta-feira, 18 de abril de 2008

Congresso Internacional mostrará experiências educadoras de 13 países

Congresso Internacional mostrará experiências educadoras de 13 países
O X Congresso Internacional de Cidades Educadoras, com o tema Construção de Cidadania em Cidades Multiculturais, a ser realizado em São Paulo de 24 a 26 de abril, terá a apresentação de mais de cem experiências educadoras provenientes de 13 países: Espanha, França, Itália, Argentina, Chile, Finlândia, Portugal, Alemanha, Uruguai, México, Colômbia, Coréia do Sul e Brasil.

Há experiências inovadoras provenientes de quase cem cidades do mundo realizadas em escolas, praças, nas comunidades, enfim, nos espaços das cidades. As inscrições para o Congresso estão abertas até 15 de abril e podem ser feitas pelo site www.aice2008sp.com.br .

O Brasil teve 99 projetos selecionados de 34 cidades. Entre eles, estão trabalhos como “Oldnet”, de São Paulo, em que jovens voluntários de até 18 anos ensinam pessoas com mais de 60 anos a operarem computador e navegarem na internet; “Universidade na Aldeia”, de Benjamin Constant (AM), que forma professores indígenas para darem aulas do ensino regular em suas comunidades, na língua local; “Colorindo Meu Caminho”, de Belo Horizonte, em que crianças e pais, em mutirão, pintaram com cores vivas o caminho usado pelos estudantes para ir às escolas; “Circud’arte”, de Jequié (BA), em que professores de música vão a comunidades carentes da cidade, oferecendo aulas de violão, flauta e canto, contribuindo para deixar essas crianças e jovens de 7 a 17 anos fora das ruas; “Pintando o Sete”, de Iguaba Grande (RJ), que faz um trabalho preventivo com alunos que necessitariam de acompanhamento psicológico na rede municipal; “Esteio Curtindo o Verão”, de Esteio (RS), que durante quatro dias de férias escolares oferece lazer com aprendizado; “Justiça Restaurativa e as escolas municipais de Porto Alegre”, de Porto Alegre (RS), “Educação Integral no Recife: Articulando Diversidades, Construindo Singularidades”, de Recife (PE).

Realizado pela primeira vez em uma cidade da América Latina, o X Congresso Internacional de Cidades Educadoras é uma iniciativa da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). O movimento das cidades educadoras prevê o trabalho conjunto de todas as associadas visando transformar os espaços das cidades em espaços em que todos os seus habitantes possam aprender, ao logo de toda a vida, trabalhando conjuntamente para que a cidade seja toda um espaço que proporcione aprendizado, para além das salas de aula.

Há projetos selecionados das seguintes cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Vitória, Recife, Dourados, Santo André, Buri, Benjamin Constant, Sorocaba, São Carlos, Niterói, Jequié, Iguaba Grande, Mogi Mirim, Esteio, Descalvado, Catanduva, Carmo da Cachoeira, Montes Claros, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Batatais, São Sebastião da Grama, Gravataí, Governador Valadares, Paraguaçu Paulista, Ourinhos, Itatiba, Itanhaém, São José do Rio Preto, Sud Mennucci e Santarém.

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ONG DO TERCEIRO SETOR: O Movimento Bandeirante possui um método próprio, de educação não-formal, que conduz na direção da missão de educação para a cidadania ativa das crianças, adolescentes e jovens. Criado por Baden-Powell, o método ensina, em primeiro lugar, a confiar nos Bandeirantes, e propõe o aprendizado pela experimentação e pela descoberta de si e do outro como sujeitos ativos na transformação do mundo. O método permite e prevê que o bandeirante compreenda os objetivos de suas ações e que, portanto, atribua sentido ao seu trabalho, à sua aprendizagem. Hoje, o método está estruturado como uma unidade composta de oito elementos interdependentes, e é através deles que construímos nossa prática: vivência do Código e da Promessa Bandeirantes, convivência e trabalho em equipe, aprender fazendo, auto-progressão, vida ao ar livre, expressão e simbolismo, convivência entre jovens e adultos e serviço na comunidade. No Movimento Bandeirante, o aprendizado é sempre alegre e divertido. As crianças, adolescentes e jovens participam de diversas atividades práticas, lúdicas e ao ar livre, como acampamentos, excursões, caminhadas, jogos e dinâmicas de grupo. Os Bandeirantes também participam de discussões sobre temas de seu interesse e da sociedade, que estimulam a troca de idéias e informações sobre assuntos variados, e são incentivados a agir de forma responsável e consciente na comunidade em que vivem.Aberto a meninos e meninas a partir dos 5 anos de idade, os bandeirantes trabalham em grupos (ramos) organizados de acordo com a faixa etária: de 5 a 9 anos (ramo ciranda); de 9 a 12 anos (ramo B1); de 12 a 15 anos (ramo B2) e de 15 a 21 anos (ramo guia). As atividades propostas são adequadas de acordo com os interesses e necessidades de cada ramo bandeirante. Os encontros são realizados periodicamente, e são orientados por coordenadores voluntários preparados pela Federação de Bandeirantes do Brasil.A reunião bandeirante é o momento em que as crianças, adolescentes e jovens podem conviver em equipe, fazer amigos, brincar, participar de jogos e gincanas, discutir sobre assuntos que interessam à sua geração e sobre o que acontece no mundo.Nossa missão é “ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo”.O Movimento Bandeirante se compromete com a educação para a cidadania ativa de crianças, adolescentes e jovens porque acredita no papel transformador das novas gerações para a construção de uma sociedade mais justa.A história do Movimento Bandeirante começa em 1909, na Inglaterra. O pai do Bandeirantismo é Robert Baden-Powell, ou BP, como carinhosamente é chamado por bandeirantes e escoteiros de todo o mundo.Nas últimas quatro décadas, o Movimento Bandeirante empenhou-se ainda mais em incentivar a participação dos bandeirantes junto à comunidade. Os projetos sociais do MB começam a discutir saúde e nutrição, educação, cultura e meio ambiente. O Movimento Bandeirante também solidificou sua proposta de co-educação. O resultado de suas ações foi o reconhecimento, por entidades nacionais e internacionais, de suas atividades comunitárias, além do crescimento do MB em vários Estados brasileiros, tendo formado cerca de um milhão de crianças, jovens e adolescentes. Os 87 anos de história do Movimento Bandeirante devem-se à dedicação, persistência e amor ao bandeirantismo dos seus personagens. Uma história que começou em 1919, com a chegada da carta de Olave Baden-Powell, e é construída todos os dias pelas crianças, adolescentes, jovens. Esse é o verdadeiro espírito bandeirante: a juventude. O Movimento Bandeirantes, ciente das necessidades sociais, incluiu novos valores em seu programa, são eles: Liberdade, Ética, Solidariedade, Companheirismo, Respeito, Responsabilidade e Compromisso.FEDERACAO BANDEIRANTES BRASIL RUA JURUBATUBA, 157SANTOS - PONTA DA PRAIA(013) 3227-1839Reuniões/Atividades:Sábados: 15:00 às 18:00 hsFonte: Federação dos Bandeirantes do Brasilhttp://www.bandeirantes.org.br/http://www.bandeirantesp.org.br
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