O X Congresso Internacional de Cidades Educadoras, com o tema Construção de Cidadania em Cidades Multiculturais, a ser realizado em São Paulo de 24 a 26 de abril, terá a apresentação de mais de cem experiências educadoras provenientes de 13 países: Espanha, França, Itália, Argentina, Chile, Finlândia, Portugal, Alemanha, Uruguai, México, Colômbia, Coréia do Sul e Brasil. Há experiências inovadoras provenientes de quase cem cidades do mundo realizadas em escolas, praças, nas comunidades, enfim, nos espaços das cidades. As inscrições para o Congresso estão abertas até 15 de abril e podem ser feitas pelo site www.aice2008sp.com.br . O Brasil teve 99 projetos selecionados de 34 cidades. Entre eles, estão trabalhos como “Oldnet”, de São Paulo, em que jovens voluntários de até 18 anos ensinam pessoas com mais de 60 anos a operarem computador e navegarem na internet; “Universidade na Aldeia”, de Benjamin Constant (AM), que forma professores indígenas para darem aulas do ensino regular em suas comunidades, na língua local; “Colorindo Meu Caminho”, de Belo Horizonte, em que crianças e pais, em mutirão, pintaram com cores vivas o caminho usado pelos estudantes para ir às escolas; “Circud’arte”, de Jequié (BA), em que professores de música vão a comunidades carentes da cidade, oferecendo aulas de violão, flauta e canto, contribuindo para deixar essas crianças e jovens de 7 a 17 anos fora das ruas; “Pintando o Sete”, de Iguaba Grande (RJ), que faz um trabalho preventivo com alunos que necessitariam de acompanhamento psicológico na rede municipal; “Esteio Curtindo o Verão”, de Esteio (RS), que durante quatro dias de férias escolares oferece lazer com aprendizado; “Justiça Restaurativa e as escolas municipais de Porto Alegre”, de Porto Alegre (RS), “Educação Integral no Recife: Articulando Diversidades, Construindo Singularidades”, de Recife (PE). Realizado pela primeira vez em uma cidade da América Latina, o X Congresso Internacional de Cidades Educadoras é uma iniciativa da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). O movimento das cidades educadoras prevê o trabalho conjunto de todas as associadas visando transformar os espaços das cidades em espaços em que todos os seus habitantes possam aprender, ao logo de toda a vida, trabalhando conjuntamente para que a cidade seja toda um espaço que proporcione aprendizado, para além das salas de aula. Há projetos selecionados das seguintes cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Vitória, Recife, Dourados, Santo André, Buri, Benjamin Constant, Sorocaba, São Carlos, Niterói, Jequié, Iguaba Grande, Mogi Mirim, Esteio, Descalvado, Catanduva, Carmo da Cachoeira, Montes Claros, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Batatais, São Sebastião da Grama, Gravataí, Governador Valadares, Paraguaçu Paulista, Ourinhos, Itatiba, Itanhaém, São José do Rio Preto, Sud Mennucci e Santarém. |
Levante-se e faça barulho!
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Há 13 anos
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