quarta-feira, 21 de novembro de 2007

«O Bandeirantismo é um alegre e grande jogo ao ar livre, com o qual os jovens e os adultos conservam o espírito juvenil e podem entregar-se em grupo

«O Bandeirantismo é um alegre e grande jogo ao ar livre, com o qual os jovens e os adultos conservam o espírito juvenil e podem entregar-se em grupo ao prazer da aventura (...) adquirindo saúde e alegria, conhecimentos práticos e aptidões para ir avante em qualquer circunstância.»
( Baden-Powell.)




O Bandeirantismo ou Guidismo, é um movimento educacional que tem como missão de ajudar crianças e jovens a alcançarem o ápice do seu pontencial como responsáveis cidadãos do mundo, uma organização apolítica, sem fins lucrativos, com a participação de adultos voluntários, vivência do Código e da Promessa Bandeirantes, convivência e trabalho em equipe, aprender fazendo, auto-progressão, vida ao ar livre, expressão e simbolismo, convivência entre jovens e adultos e serviço na comunidade.

Índice [esconder]
1 Promessa
2 Código
3 Historia
4 No Brasil
5 Datas de Fundação das Regiões no Brasil
6 Programa Bandeirante
7 Veja também
8 Ligações externas



[editar] Promessa
O ato de se comprometer com a promessa, é um incentivo ao auto-desenvolvimento, fazendo com que o jovem e o adulto voluntário se torne cada vez mais integro.

Prometo, sob a minha palavra de honra,
Que farei o melhor possível para:
Ser leal a Deus e à minha Pátria,
Ajudar o próximo em todas as ocasiões e
Obedecer ao Código Bandeirante.



[editar] Código
O Código é o guia de conduta, nele contém os valores institucionais. Os códigos retêm os princípios morais, a postura em relação à sociedade e consigo mesmo.

Ser Bandeirante
É merecer confiança
É ser leal e respeitar a verdade
É servir ao próximo em todas as ocasiões
É valorizar a estima e a amizade
É ser amável e cortês
É ver Deus na Criação e preservar a natureza
É saber obedecer
É enfrentar alegremente todas as dificuldades
É usar os recursos com sabedoria
É agir, pensar e ser coerente com os valores éticos.

[editar] Historia
Por ocasião de um acampamento dos escoteiros, em 1909, no Palácio de Cristal em Londres, um grupo de meninas, irmãs de escoteiros, compareceram uniformizadas a concentração e pediram que se organizasse um movimento igual para elas. Baden-Powell confiou essa tarefa a sua irmã, juntamente com o seu apoio. Agnes (irmã de Baden-Powell), dedicou-se ao trabalho e escreveu um livro que ensinava como as moças podiam ajudar na construção do Império. O nome escolhido para o movimento feminino foi Girl Guides (meninas guias). O movimento não era bem visto na época, razão pela qual Baden-Powell fez questão de dar um nome que não se confundisse com a organização dos rapazes.

A partir de 1910, a idéia do "escotismo feminino" espalhou-se rapidamente pela Europa. Em 1912, foi lançado, "Como as moças podem ajudar a constituir o Império", escrito por Agnes Baden Powell, quando terminou a primeira guerra mundial, o escotismo feminino expandiu-se por todo o mundo. Os seis primeiros países a participar do movimento foram: Dinamarca,Holanda, Polônia, Finlândia, África do Sul e Canadá. Agnes presidiu a associação das Girl Guides até 1920.

Em 1922, já eram 27 os países que haviam organizado o movimento feminino. A 21 de fevereiro de 1919, foi formado em Londres, o primeiro conselho internacional; reunindo pessoas, amigas de Lady Olave Baden-Powell (que agora já estava ligada ao movimento) que tinha ligações em vários países. Em 1924, o primeiro acampamento mundial foi realizado em Foxlease, Inglaterra. Simultaneamente com a 3ª conferência internacional.

Os princípios fundamentais da Associação Mundial permanecem os mesmos até hoje, e se baseiam na promessa e nas leis propostas por Baden Powell: lealdade, Deus, Pátria, ajudar o próximo e respeitar as leis bandeirantes. As leis são sugestões de atitudes como: ser verdadeiro, respeitar o próximo e a natureza, ter autodisciplina, entre outros. Para ser membro da Associação Mundial, a organização nacional deve aceitar os princípios fundamentais, além de respeitar a adesão livre, não fazer distinção de raça e credo, e não ser político-partidário.

O movimento mundial tem como símbolo um logotipo, numa bandeira e um distintivo formado por um trevo dourado de 3 folhas em campo azul. A organização possui 4 centros para atividades internacionais. Quando Baden Powell e Olave, casaram-se, ela assumiu o movimento e recebeu o título de chefe fundadora.


[editar] No Brasil
A 30 de maio de 1919 foi realizada a primeira reunião para divulgar a carta de Lady Baden-Powell. A reunião foi realizada na residência da Srª Adele Lynch e contou com a presença de vários membros da sociedade carioca, entre estas Srª Eugenio de Barros, May Mackenzie, Clara santos, Jerônyma Mesquita. Esta última recebeu a responsabilidade de preparar moças e líderes para desenvolver o Bandeirantismo no Brasil.

D. Jerônyma Mesquita era mulher de grande presença na sociedade pelos seus trabalhos como enfermeira na Primeira Guerra Mundial e por acreditar que a mulher deveria ter um papel mais atuante na sociedade.

Com a liderança de D. Jerônyma Mesquita foi iniciada a preparação das 11 primeiras "chefes" das Girl Guides, que fizeram a promessa no dia 13 de agosto, na residência de Lady Mackenzie, na Av. Atlântica, RJ.

Em 1920, como o movimento iniciava o seu processo de expansão, buscou-se uma denominação em português, e Jonathas Serrano, professor, sugeriu o nome de Bandeirantes, por lembrar os desbravadores das terras brasileiras.

A partir desta data o Movimento Bandeirante foi se organizando e se estendendo por todo o país.

Em 1953, foi reconhecida como órgão regulamentador do Escotismo Feminino no Brasil e decretada como de utilidade pública.

No início da década de 80 perdeu a exclusividade da condução do guidismo brasileiro em virtude da implementação do programa de co-educação mista elaborado pela UEB - União dos Escoteiros do Brasil.


[editar] Datas de Fundação das Regiões no Brasil
1933: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro
1934: Pará
1937: Minas Gerais (hoje em recesso)
1942: Ceará, São Paulo
1944: Rio Grande do Sul
1946: Amapá (hoje em recesso)
1949: Amazonas, Pernambuco
1950: Paraná, Santa Catarina
1951: Paraíba
1953: Alagoas
1955: Rio Grande do Norte
1958: Piauí (hoje em recesso)
1959: Maranhão
1961: Brasília
1965: Sergipe, Mato Grosso (hoje em recesso)
1966: Roraima

[editar] Programa Bandeirante
O programa bandeirante tem como base 6 pilares:

1.Conhecimentos bandeirantes e desenvolvimento de habilidades;
Desenvolver as habilidades físicas, mentais e a espiritualidade, através dos ensinamentos bandeirantes.
2.Cultura e atualidades;
Incentivar o conhecimento de novas culturas, estabelecer um senso crítico, e proporcionar um desenvolvimento criativo.
3.Saúde e proteção ao meio ambiente;
Elucidar aspectos saudáveis, hábitos saudáveis, aos jovens. E criar responsabilidade sobre os elementos naturais.
4.Serviço comunitário;
Estimular a participação do bandeirante nas atividades sociais, incentivando a integração social, e a assimilação dos princípios sociais.
5.Convivência e amizade;
Incentivo a vida social, a interação social, promovendo a fraternidade e a ampliação das relações de amizade.
6.Cidadania.
Mostrar ao jovem os seus deveres direitos, estimular a coletividade, o respeito para com o próximo, com as crenças...

Para o cumprimento do programa os jovens são divididos por faixas etárias, onde as atividades são direcionadas.

Faixas etárias:
6 a 8 anos - Ciranda
9 a 11 anos - B1
12 a 14 anos - B2
15 a 18 anos - Guia



[editar] Veja também
Escotismo
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell - instituidor do Movimento Escoteiro
Olave Baden-Powell
Ilha de Brownsea

[editar] Ligações externas
Federação de Bandeirantes do Brasil
Associação Mundial de Bandeirantes em inglês
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeirantismo"

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Quem Somos ?

ONG DO TERCEIRO SETOR: O Movimento Bandeirante possui um método próprio, de educação não-formal, que conduz na direção da missão de educação para a cidadania ativa das crianças, adolescentes e jovens. Criado por Baden-Powell, o método ensina, em primeiro lugar, a confiar nos Bandeirantes, e propõe o aprendizado pela experimentação e pela descoberta de si e do outro como sujeitos ativos na transformação do mundo. O método permite e prevê que o bandeirante compreenda os objetivos de suas ações e que, portanto, atribua sentido ao seu trabalho, à sua aprendizagem. Hoje, o método está estruturado como uma unidade composta de oito elementos interdependentes, e é através deles que construímos nossa prática: vivência do Código e da Promessa Bandeirantes, convivência e trabalho em equipe, aprender fazendo, auto-progressão, vida ao ar livre, expressão e simbolismo, convivência entre jovens e adultos e serviço na comunidade. No Movimento Bandeirante, o aprendizado é sempre alegre e divertido. As crianças, adolescentes e jovens participam de diversas atividades práticas, lúdicas e ao ar livre, como acampamentos, excursões, caminhadas, jogos e dinâmicas de grupo. Os Bandeirantes também participam de discussões sobre temas de seu interesse e da sociedade, que estimulam a troca de idéias e informações sobre assuntos variados, e são incentivados a agir de forma responsável e consciente na comunidade em que vivem.Aberto a meninos e meninas a partir dos 5 anos de idade, os bandeirantes trabalham em grupos (ramos) organizados de acordo com a faixa etária: de 5 a 9 anos (ramo ciranda); de 9 a 12 anos (ramo B1); de 12 a 15 anos (ramo B2) e de 15 a 21 anos (ramo guia). As atividades propostas são adequadas de acordo com os interesses e necessidades de cada ramo bandeirante. Os encontros são realizados periodicamente, e são orientados por coordenadores voluntários preparados pela Federação de Bandeirantes do Brasil.A reunião bandeirante é o momento em que as crianças, adolescentes e jovens podem conviver em equipe, fazer amigos, brincar, participar de jogos e gincanas, discutir sobre assuntos que interessam à sua geração e sobre o que acontece no mundo.Nossa missão é “ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo”.O Movimento Bandeirante se compromete com a educação para a cidadania ativa de crianças, adolescentes e jovens porque acredita no papel transformador das novas gerações para a construção de uma sociedade mais justa.A história do Movimento Bandeirante começa em 1909, na Inglaterra. O pai do Bandeirantismo é Robert Baden-Powell, ou BP, como carinhosamente é chamado por bandeirantes e escoteiros de todo o mundo.Nas últimas quatro décadas, o Movimento Bandeirante empenhou-se ainda mais em incentivar a participação dos bandeirantes junto à comunidade. Os projetos sociais do MB começam a discutir saúde e nutrição, educação, cultura e meio ambiente. O Movimento Bandeirante também solidificou sua proposta de co-educação. O resultado de suas ações foi o reconhecimento, por entidades nacionais e internacionais, de suas atividades comunitárias, além do crescimento do MB em vários Estados brasileiros, tendo formado cerca de um milhão de crianças, jovens e adolescentes. Os 87 anos de história do Movimento Bandeirante devem-se à dedicação, persistência e amor ao bandeirantismo dos seus personagens. Uma história que começou em 1919, com a chegada da carta de Olave Baden-Powell, e é construída todos os dias pelas crianças, adolescentes, jovens. Esse é o verdadeiro espírito bandeirante: a juventude. O Movimento Bandeirantes, ciente das necessidades sociais, incluiu novos valores em seu programa, são eles: Liberdade, Ética, Solidariedade, Companheirismo, Respeito, Responsabilidade e Compromisso.FEDERACAO BANDEIRANTES BRASIL RUA JURUBATUBA, 157SANTOS - PONTA DA PRAIA(013) 3227-1839Reuniões/Atividades:Sábados: 15:00 às 18:00 hsFonte: Federação dos Bandeirantes do Brasilhttp://www.bandeirantes.org.br/http://www.bandeirantesp.org.br
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